segunda-feira, 26 de março de 2012

Escolhas são sempre tão difíceis...

Existe um conto popular sueco muito antigo de uma moça chamada Ronia, que Jan Carlzon narra em seu livro; “A hora da verdade”. Muito bom este livro, recomendo!!!


Ronia gostava muito de um rapaz, porém, suas famílias eram inimigas mortais dificultando assim, qualquer possibilidade de uma relação harmônica entre ambos.


As duas famílias viviam próximas de um abismo tão profundo que qualquer pessoa que tentasse pulá-lo e errasse o salto teria morte na certa.


Certo dia o rapaz arriscou e saltou para o outro lado a fim de visitar sua amada, para seu azar e desespero foi descoberto pelos pais da moça que o prendeu com a intenção de usá-lo como refém para derrotar sua família.


Ronia, ao perceber, ficou desesperada e correu até a beira do abismo com a intenção de saltar para o outro lado, onde, também seria feito refém e assim abriria uma possibilidade de liberdade para seu amado. Por outro lado se errasse o pulo, mergulharia para a morte deixando o rapaz a mercê de seu pai.


Ronia sabia que precisa de toda sua coragem para saltar, apesar de conhecer todas as conseqüências, mas, sabia também que esta era a única chance salvar seu querido.


Em meio ao desespero, fechou os olhos e saltou caindo do outro lado do abismo.


Existem ocasiões em que é preciso saltar.


Muitas vezes aqueles que escolhem o caminho mais seguro nunca conseguirão atravessar um abismo, pois, ficarão de pé do lado errado.


Assim como Ronia, todas as pessoas, em muitas ocasiões, têm que ousar saltar.


Saltar significa tomar decisões, e toda decisão, por mais simples que seja, envolve riscos, riscos estes que se amenizam muito quando tomamos a escolha racional e justa, muitas vezes bem sofrida naquele momento, mas passa!!!.


Tomar decisões é uma questão de coragem, às vezes beirando a temeridade, combinada com uma grande dose de intuição e bastante autocontrole, dá-lhe Skinner!!!


Coragem significa desafiar a segurança.


Podemos afirmar que toda decisão é importante, afinal, independente da importância todas têm os componentes de uma grande decisão que são alto risco, alto nível ético, humanidade e recompensas. Ousaria dizer que a decisão é a energia da vida, pois, uma decisão pode até mudar o curso de uma história, de uma vida, de tanta coisa, mas cada vez mais tenho a certeza que tenho muita coragem.




“As decisões são a essência do gerenciamento do autoconhecimento e controle total do ambiente que nos cerca”.




Clarissa dos Santos Brito

Um comentário: