terça-feira, 1 de maio de 2012

Paratletas do Ceir conquistam 10 medalhas no Circuito Caixa em Natal



Os paratletas do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) disputaram, neste final de semana, a etapa Norte/Nordeste do Circuito Caixa Paraolímpico de Atletismo, Natação e Halterofilismo 2012, em Natal - RN. Os cinco atletas piauienses que participaram da competição garantiram 10 medalhas, sendo uma de ouro, sete de prata e duas de bronze.
A delegação piauiense composta por Ana Kássia, Lidia Raquel, Aldemício Rodrigues, Naiara Maria e Liana Brito, além de representar o Estado na competição, conseguiu, segundo o reabilitador físico Childerico Robson, colocar o Piauí entre as melhores delegações paraolímpicas. “Os índices alcançados colocaram o Piauí em boas colocações no ranking. Agora vamos nos preparar para as disputas nacionais” informa.
O Circuito Caixa etapa Norte-Nordeste de Natal reuniu 350 competidores de 10 estados brasileiros. Os atletas com melhores índices garantiram classificação para a etapa nacional do circuito, que acontece no decorrer do ano.
SUPERAÇÃO E RESULTADOS
Cada atleta do Ceir possui sua própria história de superação. Liana Brito, por exemplo, sempre fez da natação uma forma de tratamento, mas foi no Centro que a jovem aliou a terapia de reabilitação com a capacidade de ser uma atleta competitiva. Ela tem paralisia cerebral e o apoio da família e amigos aumentou o gosto pela atividade. “A competição foi boa e eu me sinto muito bem nadando”, comenta Liana.
A mãe da jovem, Clarissa Brito, confirma que o esporte ocupa um espaço decisivo no tratamento da filha. “Liana ganhou mais autonomia, autoestima e independência com a natação. Toda a família fica feliz e orgulhosa por poder acompanhar o crescimento e ver os resultados que ela conquista”, disse.
Assim como Liana, os demais atletas também são acompanhados pelos olhos atentos e torcedores da família, amigos e profissionais do Ceir. Naiara Maria, uma das atletas classificadas para a disputa nacional, comemora o desempenho e confirma que a água é um dos lugares que a deixa plenamente feliz.
Os paratletas conseguiram bons resultados nas disputas de 50m livres, 100m livre, 200m livre, 100m nado peito, 150m medley e 50m costas. O superintendente administrativo do Ceir, Edson Arruda, confirma que a instituição apóia plenamente os atletas do Centro. “É uma alegria e satisfação ver o excelente desempenho da equipe na competição, sempre apoiaremos atividades como essas, que colaboram e fomentam a superação dos pacientes”, disse, lembrando que a competição não é objetivo maior do Ceir. "O Ceir tem como meta principal a reabilitação das pessoas com deficiência, mas, estamos vendo que a participação em competições tem contribuindo e muito no processo de reabilitação. Por isso incentivamos e damos todo o apoio possível", complementa Edson Arruda.
O Ceir completa 4 anos de fundação no próximo dia 5 de maio e já se tornou referência nacional em reabilitação de pessoas com deficiência física e/ou motora. Nesse período já foram realizados mais de 280 mil atendimentos. O Centro é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, mas é administrado pela Associação Reabilitar, uma instituição social sem fins lucrativos.
 MEDALHAS
Naiara Maria - ouro na disputa de 100 metros peito e duas medalhas de prata nas competições de 50 metros costas e 150 metros medley.
Ana Kássia -  prata nos 50 metros livre; prata nos 100 metros costas e bronze nos 100 metros livres.
Liana Brito - prata na modalidade 200 metros livres.
Lidia Raquel - duas pratas nos estilos 100 metros costas e 50 metros livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário