terça-feira, 30 de novembro de 2010

Manias de Clarissa....gosto exagerado...coleção!!!!!

Um comportamento em psicologia que gera muitas confusões é o da mania, essa é uma delas, tenho coleção de gatos e girafas....rsrsrrsrsrsr...são as únicas!!!!!!
Conforme o Dicionarista Aurélio mania é "uma excentricidade, extravagância, esquisitice,gosto exagerado ou imoderado por alguma coisa; obcecação resultante de desejo imoderado, mau costume; hábito prejudicial; vício à síndrome mental caracterizada por exaltação eufórica do humor, excitação psíquica, hiperatividade, insônia, etc., e, em certos casos, agitação motora em grau variável, transformando-se em quadro psiquiátrico como uma das duas fases alternativas da psicose maníaco-depressiva que é uma psicopatia que se manifesta por acessos, que se alternam, de excitação psíquica e de depressão psíquica. Meu Deus!!!! Tudo isso!!! Será que eu tenho jeito!!!! Cura!!!! rsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrs

O dicionarista Houaiss apresenta os seguintes conceitos de mania: "'hábito extravagante; prática repetitiva; costume esquisito, peculiar; excentricidade como por exemplo deitar-se sempre do lado direito ou gosto ou preocupação excessiva (por ou com algo) exemplo mania. de esportes como termo do regionalismo do: Brasil. Uso informal: fixação repetida exemplo: "tenho mania. de chamá-lo pelo nome do irmão" , mania. de segurança, alvo desse gosto ou fixação como por exemplo. colecionar figurinhas deixou de ser mania. entre adolescentes, costume nocivo, prejudicial; vício. exemplo. :"pegou a mania. de mentir". Como rubrica: de psicopatologia, é um quadro mórbido caracterizado por um humor alegre e otimista desmotivado, acompanhado de sentimentos de bem-estar físico ilimitado, de uma superestima e uma necessidade de atividade globalmente aumentadas, freqüentemente. gerando comportamentos incontrolados e desinibidos, aumento de excitabilidade e de irritabilidade, agitação psicomotora. É termo geral usado. para a alienação mental (por exemplo, monomania) devido à excitação, impulso incontrolável para executar determinada ação; tendência a aferrar-se a uma idéia; monomania, todo e qualquer estado de excitação psíquica. Afffffff...bem pior!!!!!! rsrsrrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrrsr


O hábito de dizer "eu gosto de colecionar tal ou qual objeto" significa dizer que o ato é prazeroso, porém quando a pessoa se torna obsidiada pela idéia, e os que estão próximos começam a perceber então a mania já assume proporções patológicas, afffffff...agora pegeui pesado, mas essa minha mania por imãs de geladeira, faço como um hobby, pois a grannnnnnnnnnnde maioria desses imãs eu ganhei de amigos, muitos amigos e amigas que lembram sempre desse meu gosto exagerado, tem alguns que estão comigo mais de 15 anos, pessoas muito especiais de Parnaíba que me presentearam, tem até de pessoas que já morreram, acreditem, guardo todos, e os outros que não estão aí se quebraram com o tempo, ou as minhas secretárias e netas detonaram eles, é o vício de Belle quando chega aqui, fica horas olhando.....rsrsrsrrsrsrsrsrsr
Portadores de manias patológicas escondem na maioria das vezes, angústias, ansiedades, frustrações, vazios vivênciais, (experiências da vida) falta de motivações mais amplas etc. No meu caso, acho que ansiedade, marcos de vida, pessoas importantes, até porque tem muitas fotos também.
Em suma as manias consideradas normais são aquelas que as pessoas as praticam e sentem prazer, esse é meu verdadeiro caso, faço coleçoes de imãs, gatos e girafas, por puro prazer e aceitando presentes.......rsrsrsrrsrsrsrsrsrrsrsrsrsr

Nenhum comentário:

Postar um comentário