segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Amar vale a pena...sempre!!!!!


Falar de amor é quase um vício pra mim, sinto uma necessidade vital nesse assunto, acho que seja carência....rsrsrsrsrrsrs...coisas de CLARISSA!!!!

Percebo como boa parte das minhas conversas, dos livros que leio, das músicas que escuto tem a ver com isso. Os filmes, então, nem se fala, uma choradeira só....snifffffffffffffff. O último: Um amor pra recordar...affffff...quase morro de chorar...rsrsrsrsrsrrs. Só eu mesma!!!!!

Parece que a condição indispensável para sossegar o coração é encontrar alguém e compartilhar a vida. E isso parece cada vez mais difícil, alguém perfeito, ou pelo menos com algo que pareça com a gente: o desencontro e a solidão têm sido uma marca desta época, em que as diferenças entre homens e mulheres ficam cada vez mais explícitas.

Encontrar um grande amor pode ser, então, questão de pura sorte, uma manobra do acaso, mas na maior parte das vezes depende das escolhas que fazemos e de como alimentamos nossas expectativas. O amor é revolucionário e exige que estejamos abertos para o novo, o inesperado e isso sempre aparece, AS SURPRESAS!!!!

Quem procura alguém que se encaixe em seus parâmetros não quer um amor, mas apenas uma parceria para dissimular um vazio interno, e eu quero um amor pra viver!!!!!! Muita gente se diz pronta a viver uma experiência verdadeiramente intensa de amor, mas poucos se colocam disponíveis para isso, DE CORAÇÃO ABERTO!!!! Sem medo de ser feliz e encarando as diferenças, os desencontros....tanta coisa!!!! Temos que nos arriscar!!!!TEMOS QUE VARIAR!!!

Essa atitude não acontece por acaso, mas por insegurança, medo ou apenas para defender o coração um dia rejeitado ou traído. A tendência é se retrair e guardar o amor a sete chaves, protegido por um muro de pedra. Em nossas fantasias românticas, podemos achar que basta estar flertando, seduzindo, nos mostrando disponíveis, mas na verdade estamos apenas na defensiva. Esquecemos que vale a pena mergulhar nesse sentimento, que dá substância à vida, sem ficar preso ao passado. Muitas vezes nos mantemos afastados das pessoas, esperando que elas conquistem nosso amor. Esquecemos que é preciso dar amor e não apenas receber.

É sempre bom lembrar que o amor é um sentimento de mão dupla, essencialmente baseado na troca de afeto, carinho e compreensão. Se você faz parte do grande grupo de pessoas que está só, briga com a solidão e tenta desvendar as artimanhas que levam ao amor, a primeira coisa a fazer é um questionamento total do que você realmente quer ou deseja.

Será que você deposita muitas expectativas sobre esse amor ideal? E assim aumenta suas exigências a ponto de o resultado quase sempre ser desilusão? Não é nossa tarefa procurar o amor, mas buscar dentro de nós mesmos e superar todos os obstáculos que criamos para evitar que ele apareça, superar nossos traumas e neuras que a vida nos coloca diariamente.

Para que o amor floresça – e sobreviva –, é fundamental cultivar a aceitação e se dispor a experimentar conflitos. Amar é desfrutar a deliciosa dificuldade de conviver com diferentes formas de agir, sentir e pensar.

No entanto, tentamos anular as diferenças, forçando o parceiro a se adaptar a nossos moldes, sem perceber o mundo do ponto de vista da outra pessoa,temos que estar no mundo do outro também, temos que tentar de verdade, nos doar!!!!

O importante é não ter a pretensão de usar critérios rígidos do que é certo ou errado, bom ou ruim, se vai dar certo ou não, temos que arriscar!!!!!!!!!O que vale para um, pode não valer para os dois, vai depender do que cada um quer.

Boa parte dos problemas que surgem na fase de conquista ou no relacionamento nasce da frustração ao perceber que o companheiro não nos completa da maneira esperada, aí começam os problemas e as confusões, os famosos DRs de relacionamentos, uma droga!!!!

Muitos desencontros começam quando prevalece o sonho de que vamos achar a cara-metade, um ser perfeito, que nos complete 24 horas por dia. Isso é impossível!!!!!

Para que haja uma aliança, é preciso dois inteiros. Amar outro inteiro é mais interessante do que amar outra metade.Não podemos buscar no outro o que nos falta interiormente, e sim essa falta que nós temos, precisamos nos modelar, sermos felizes com o que somos e com o que temos. Quando nos sentimos plenos e preenchidos em nossas necessidades, estamos prontos para compartilhar e estamos prontos pra amar alguém.

Que fazer para ser inteiro? Para nos abrirmos para o amor, sem querer que o parceiro compense nossas frustrações ou nosso vazio interno, primeiro devemos aprender a amar a nós mesmos, isso é a regra básica pra ser feliz.

Os caminhos do amor podem ser tortuosos, indecifráveis, cheios de mistérios, mas vale muito a pena aceitar o desafio e seguir. É só uma questão de nos despirmos de nossas crenças e novos valores arraigados, da rigidez, do conservadorismo, da teimosia...de tanta coisa!!! Concluindo: Não tenha medo de amar, mesmo que isso já tenha causado sofrimento no passado, pois só o amor cura as feridas do amor. O cupido tem que entrar em cena.

Os gregos antigos tinham uma explicação simples para as tramas do amor. Para eles, eram maquinações do deus Eros (Cupido, para os romanos), que flechava os corações e despertava paixões fulminantes em deuses e mortais, seguindo as ordens da mãe, Afrodite (ou Vênus), a deusa da beleza e do amor, tenho uma amigo que só me chama de Deusa Afrodite, ele é um amor!!!!rsrsrrsrsrrsrsr

Assim, eles aproximavam os casais e, muitas vezes, para que se instalasse o conflito, atingiam um com a seta do amor e outro com a da repulsa por pura diversão.As mulheres querem cumplicidade, e os homens, individualidade.

As mulheres acreditam que no relacionamento as duas pessoas devem se integrar e se fundir como se fossem uma só, enquanto os homens querem preservar sua autonomia e individualidade,as mulheres sonham com cumplicidade, companheirismo e programas compartilhados, já os homens dão prioridade a compreensão, amizade, programas individuais e respeito ao espaço alheio.

Para o sucesso de um relacionamento, é preciso buscar o equilíbrio entre o anseio das duas partes.

Algumas atitudes para encontrar e conservar o amor(na minha observação)rsrsrsrsrrsrsrssr

• Abra o coração para o inesperado sem colocar tantas expectativas ou exigências a respeito do que seria a pessoa e o relacionamento ideais, pois esse amor pode chegar inesperadamente...rsrsrrsrsrsrsrsrs...Um BELO aparece num BELO dia!!!!

• Cultive a aceitação, a compreensão e a amizade. Esses são sentimentos fundamentais em toda relação.

• Fortaleça sua auto-estima, sem delegar a outra pessoa a tarefa de cuidar de você ou de preencher suas lacunas.

• Não cobre de seu parceiro o que você mesmo não pode fazer por si.

• Dê amor, MUITO AMOR,em vez de ficar apenas esperando que alguém ideal venha lhe conquistar.

• Não deixe que as dores do passado contaminem os encontros do presente.

Um comentário: